quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

É CUECA DE MACHO


             Essa semana fui a Monte Belo resolver uns problemas. Na volta, como ainda tinha uma hora e meia até o próximo compromisso, resolvi entrar em Juruaia e ver o movimento da cidade já que fazia muito tempo que não passava por lá. Fiquei estupefato com os verdadeiros templos da lingerie que lá estavam edificados. Ruas e avenidas tomadas por lojas e confecções para todos os gostos e fetiches possíveis.
            Talvez a antropologia, no futuro, se dedique a estudar a diferença que homens e mulheres dão às roupas intimas. Bem garante o ditado que se um homem está preocupado com suas cuecas é por que tem amante. Geralmente não sabemos sequer qual cueca estamos usando até nos depararmos com ela na hora do banho ou na hora de vestir depois da transa. Diferente da mulher que parece escolher meticulosamente qual peça usar. Se marca, se não marca se parece ou tantas outras teorias.
          Para que um homem se desfaça de sua cueca a situação de calamidade deve geralmente ser constatada por uma terceira. Vamos amontoando cuecas na gaveta desde a época em que éramos crianças, se bobear, será possível encontrar fraldas ou cueiros nesta gaveta. Cuecas furadas, puídas, mal conservadas, chiques e bregas, novas e velhas repartem o espaço sagrado da gaveta masculina.
            Comprar cuecas é uma tarefa que não agrada a nós homens e que fazemos para nos desincumbir da missão. De preferência, que venha em um pacote com meia dúzia. Experimentar uma cueca em um provador ou mesmo levar para casa para definir qualquer modelo são pecados mortais para o homem que, quando muito, se arriscará a decidir o tamanho e a cor. Homem nunca vai dar falta de uma cueca desaparecida, muito menos enlouquecer por causa disso.
             Gaveta de mulheres e homens nada tem em comum. A mulher dobra com cuidado. Põe bojo dentro de bojo. Passa e dobra com as mais variadas técnicas e sutilezas. A cueca é praticamente jogada na gaveta sem distinção ou maiores homenagens. Um tempo atrás fui em uma loja da cidade comprar cueca. A vendedora solícita enquanto tentava me vender uma camisa percebeu que eu havia pego um pacote com duas cuecas e foi logo tentando me desestimular, “essas são muito simplinhas”, não hesitei, “é cueca de macho”.
            A cueca é símbolo da simplicidade masculina. Aliás, de modo geral, homem é simples para se vestir. Homem não fica em dúvida de qual conjunto vestir e só volta pra trocar de roupa por problemas técnicos. Ou não serve ou a camisa está sem botão ou o zíper está estourado. Nunca nos apavora a possibilidade de outro homem estar vestido igual. Achamos até muito divertido. Diga-me amigo leitor se é ou não digno de estudo a diferenças entre os sexos à luz da cueca?  Preste atenção e verá que a sua roupa íntima pode ter muito de você para contar...

Nenhum comentário: