quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Comer como um padre.

Comer como um padre é uma expressão antiga que há muito já circula aqui pelas bandas das Gerais. Aliás, sejamos francos, comer é um dos verbos que melhor define a mineiridade. Ser mineiro é gostar de comer e gostar de sentar em volta da mesa para prosear. Morei alguns anos em Curitiba e fica nítida a diferença. Em Minas é quase uma desfeita não aceitar um cafezinho, que quase sempre vem acompanhado de outros quitutes.


Essa característica mineira, é, antes de mais nada, uma de nossas mais belas tradições. A mesa é sinal de amizade e de partilha. À mesa se senta com amigos e não inimigos. O próprio Cristo se reunia à mesa com os amigos. Ao passo que em muitos lugares as pessoas gostam de ter uma sala aconchegante, aqui se preza por ter uma cozinha acolhedora. A cozinha é o lugar de destaque. É nela que ficamos a vontade e gostamos de receber. Pode até se ter uma conversa na sala, mas uma boa conversa tem que ser na cozinha. Ser convidado à cozinha de uma pessoa, especialmente em se tratando de um mineiro, não é só uma cortesia, mas uma verdadeira honra. À mesa festejamos os nascimentos e choramos nossos mortos. A mesa é quase parte do coração do mineiro. O mineiro quase sempre compra a mesa antes do sofá. Admite até um quarto sem cama, mas uma cozinha sem mesa, chega a ser um desatino. Ouso afirmar, que sem uma mesa, em Minas não se tem um verdadeiro lar.

E não tem como falar em mesa sem falar de comida. AH! E em Minas se come como um padre. Que saladinha que nada, em Minas a comida tem que ter “sustância”. E bota “sustância” nisso! Comida farta para aquecer a mesa e o coração dos que nela se sentam. Acho até que os cardiologistas já desistiram porque afinal, se a comida mineira engorda, faz um bem danado pra alma... tutu, torresmo, frango caipira com quiabo, polenta, costelinha, couve, tudo acompanhado por uma saborosa farofa. Não tem como resistir, as magras que me perdoem, mas com essa fartura, um pneuzinho é fundamental.

Aí vai uma dica, prezado leitor, se você quer expandir os seus relacionamentos, expanda a sua mesa. Quer criar vínculos? Frequente as mesas dos vizinhos e chame os vizinhos para a sua. Sabe aquele plano da piscina? Que tal substituir por uma mesa enorme, forrada de comida e rodeada por amigos? Mesa é lugar de respeito, nela não se põe o pé, não se senta com a cabeça coberta e não se dá a primeira garfada sem antes agradecer a Deus a benção do alimento. A mesa é sagrada. Nela fica o símbolo maior do trabalho e da luta do homem.

Só de falar em mesa já dá fome. Então o que está esperando? Vá já para a sua e reparta nela o que tiver na sua geladeira com os seus. Que Deus nos dê hoje, amanhã e sempre o pão nosso de cada dia, e com a sua bondade não esqueça também do nosso torresminho. Que você possa ter sempre uma mesa farta cheia de amigos e muito feliz. Mesa, doce mesa...

Nenhum comentário: