Oh liberdade! Abre as asas sobre nós! Para nenhum outro estado a inconfidência tem tanto valor quanto para nós mineiros. Mora no peito mineiro eternamente esse sonho de liberdade. Esse brilho que encanta o resto do país. Ostentamos com orgulho nossa bandeira que clama por liberdade, ainda que tardia. Mesmo que possa parecer conservador, o mineiro sabe direitinho o valor dessa palavra e o quanto custa a ausência dela. Acho que carregamos mesmo sem saber um pouco desse legado histórico como se todos tivéssemos visto Tiradentes sendo arrastado pelas ruas.
Por falar na bandeira de Minas, mas do que um grito de liberdade, ela é também um símbolo generoso de hospitalidade. Onde quer os inconfidentes reconhecessem o símbolo de sua revolução sabiam que podiam chegar pois ali, havia um amigo pronto a causa da liberdade. Isso sempre me emociona. Existem poucos símbolos oficiais tão fortes.
Afinal, estamos libertos ou nos tornando cada vez mais escravos? Libertos pela tecnologia ou aprisionados pela mecanização que substitui mãos por botões? Livres pelo acesso a informação ou condenados a uma enxurrada de notícias sem conteúdo? Livres pelo mercado ou algemados ao consumismo? Livres para usar nosso corpo ou cativos a molda-lo aos padrões estéticos da ocasião? Livres pela democracia ou condenados ao eterno desinteresse pelas coisas coletivas? Livre para ouvir músicas sem censura ou condenados ao tchê tcherere tchê tchê?
Não sei as respostas. Mas o fato é que a cada dia surgem novas prisões. Cada qual tem suas próprias prisões. As contas podem aprisionar. O dinheiro pode escravizar. A inveja é uma bola de ferro amarrada ao pé. O pessimismo é uma cela. A dependência química é um cárcere. A dependência emocional é uma forca. A fofoca é uma guilhotina. Todos nós temos nossas prisões e nem sempre as reconhecemos.
É hora de liberdade! Ainda que tardia! Dia 21 é feriado, para nossa alegria... aproveite para refletir. Ponha para fora esse grito mineiro que existe no peito de cada brasileiro. Arrebente as correntes da sua alma sejam elas quais forem. Vem liberdade. Nos cubra com suas asas. Estenda a bandeira de Minas na sua casa e no seu sorriso e mostre para todos que podem se aproximar, porque aí existe um amigo disposto a lutar por liberdade...

Nenhum comentário:
Postar um comentário